1/27/2008

Se dúvidas existissem...

Com tantas notícias que leio relativas ao ME, fiquei com dúvidas se tudo aquilo que é "vomitado" pelos elementos que o constituem, serão falácias, sofismas, paradoxos ou simples mentiras. Após uma curta pesquisa, obtive os seguintes esclarecimentos...

(1) Falácias: Basicamente um argumento falso ou uma falha no argumento. Logicamente inconsistente, inválido, ou que falha de outro modo no suporte eficaz do que pretende provar. O termo falácia deriva do verbo latino fallere que significa enganar. Tem o aspecto de um argumento correcto e válido mas não é uma coisa nem outra.

(2) Sofismas: Raciocínios com falhas voluntárias, produzidas de forma a confundir alguém numa discussão. O raciocínio parte de premissas verdadeiras ou verossímeis - todavia, são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que parecem seguir as regras da lógica.

(3) Paradoxos: Os raciocínios onde se parte de enunciados não contraditórios, e se chega a conclusões contraditórias. Num paradoxo tanto se desmonstra a veracidade como a falsidade de um juízo. A palavra paradoxo significa literalmente o que está para além do senso comum.

(4) Mentiras: Informação falsa. desvios ou erros propositados sobre factos reais. São declarações feitas por alguém que acredita ou suspeita que elas sejam falsas, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nelas. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade selectiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma acção que não é do interesse do ouvinte.

Surpresa ou não, não consegui excluir nenhuma das acima referidas. Definitivamente, os elementos do ME "sofrem" delas todas, e provavelmente mais alguma que não tive tempo para identificar. Ou seja, servem-se de argumentos falsos, utilizam raciocínios (?) com falhas voluntárias, estão muito além do senso comum e usam (e abusam) de informação falsa!

0 comentário(s):

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP