9/26/2008

E por falar em voltar ao activo...

Este ano e mais do que nunca, é necessário sermos activos, estarmos atentos e se possível "à frente" do acontecimento. Bem, mas não é dessa temática que vos quero "falar". O que quero realmente retratar é um cenário que me anda a encher as medidas. Uma das típicas desculpas de quem não consegue ou não quer assimilar alguns factos.

Desde que comecei a trabalhar, sempre que apresento qualquer produto do meu esforço, e o mesmo é reconhecido e até elogiado, existe sempre alguém que gosta de utilizar uma justificação para aquilo que fiz.

E a justificação é...

"Pois... Tu podes fazer isso, porque não és casado, não tens filhos e quando chegas a casa apenas tens de cuidar de ti. Se tivesses a minha vida não fazias isso."

Até há muito pouco tempo, não respondia. Ignorava aquela afirmação, que de certa forma trazia implícito o menosprezo do meu trabalho. Camuflado, é verdade... Com um sorriso, correcto... Com uma sequência lógica de... "estou a brincar". Mas que no fundo, incomoda tanto o "destinatário" como o meu trabalho incomodou o "remetente".

Depois de alguns anos a ouvir esta "verdade" (que o é... mas que não justifica por completo), decidi começar a responder. E mesmo que as respostas possam magoar quem as ouve, asseguro de que não tentam repetir a argumentação. As respostas são várias, e utilizo-as de acordo com a minha opinião da pessoa:

(1) Para que é que te casaste? Se não te tivesses casado também poderias fazer o mesmo que eu fiz... Não se pode ter tudo.

(2) Tens todo o meu apoio no divórcio, se isso servir como forma de melhorares o teu desempenho profissional.

(3) Conheço pelo menos 3 pessoas, que casaram, têm filhos e que ainda fazem melhor aquilo que eu fiz. Isso deve querer dizer algo...

(4) Subtrais aos emails recreativos e adicionas ao trabalho. Vais ver que o resultado será similar ao meu.

Bem sei que pode parecer insensível, mas insensíveis são as afirmações e justificações mal intencionadas que muitos usam e abusam para diminuir o esforço de alguém que só deseja fazer o melhor que pode e sabe.


Questão: Este post é um recado para alguém?

Resposta: Sem dúvida...

2 comentário(s):

Anónimo 28 de setembro de 2008 às 21:29  

Nem mais.
E quem fala assim não é gago.
Beijinho e obrigada pela "companhia"
Sónia M.

Anónimo 3 de dezembro de 2008 às 01:02  

É isso mesmo!
Força colega!!!!

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP