1/23/2008

Nos dias que correm...

Esta Ministra da Educação conseguiu algo que nunca nenhum detentor do cargo tinha "atingido". E o quê? Conseguiu que os professores lessem legislação, algo que para mim é profundamente positivo.

Até aqui, a esmagadora maioria (provavelmente estou a exagerar, mas como este espaço é meu, tenho esse direito) dos colegas de profissão desconhecia (quase) por completo grande parte da legislação. Algo que tenho de admitir, me deixava profundamente frustrado (bem... frustrado provavelmente é demais, mas mais provavelmente incrédulo). No entanto, agora acontece exactamente o contrário e é ver uma "desgarrada" de conhecimentos legislativos entre colegas que coexistem no mesmo espaço. É bonito de se ver!

Fala-se no Decreto Regulamentar n.º 3/2008 como quem faz a "ventilação pulmonar" (o que é bom sinal, caso contrário implicaria estarem mortos); ou no Decreto Regulamentar n.º 2/2008 como quem muda um canal de televisão, para já não falar no complexo projecto de decreto-lei do "Regime jurídico de autonomia e gestão", ou no substituto do afamado "319". Gosto de ouvir, gosto de comparar com a minha interpretação que fiz após ler tais "instrumentos".

Mas não posso deixar de notar que alguns colegas continuam a não ler absolutamente nada! E esses são fáceis de identificar pois são os detentores das caras menos stressadas (e diria mesmo relaxadas) da sala.

De salientar que embora não concorde com os objectivos de tanta legislação e da forma "atabalhoada" como este Ministério da Educação quer implementar medidas (polémicas, na minha opinião), acho positivo que os docentes conheçam de forma (mais ou menos) profunda a legislação que rege a sua profissão.

A propósito... Algum de vocês já algum dia se deu ao trabalho de ler o Código de Procedimento Administrativo?

Nem sei para que estou a perguntar! Não vou obter resposta. Devo ser masoquista...

Uhmm... Pensando melhor, como quase nunca obtenho comentários posso concluir que devo ser daquelas pessoas que gosta de ler aquilo que escreve e por isso tem um blog deste tipo. Deve ser isso... ;)

2 comentário(s):

Anónimo 24 de janeiro de 2008 às 15:48  

:)
Não pude deixar de sorrir ao ler o post - de concordância, é óbvio!
É verdade o que diz! As salas de professores (pelo menos as duas que frequento, por vias das funções que ocupo)parecem os corredores da Assembleia da República! Toda a gente (?) parece saber tudo o que de legislação nova tem vindo a sair...! Não me parece é que todos tenham já atingido o verdadeiro alcance da coisa: a curto/médio prazo, não são apenas os contratos que vão desaparecer, são as vagas do quadro: a passagem das escolas(até ao 9º ano)para a tutela das Câmaras implicará, estou certo, a instituição dos agrupamentos já legislados; daí a termos professores do 1º Ciclo a leccionar até ao 2º, do 2º até ao 3º é um passo; os Agrupamentos tornar-se-ão por esta via interna autosuficientes em pessoal docente e haverá grupos disciplinares com superavit.
À primeira vista não será mau: garante-se trabalho para o pessoal do quadro!Mas até quando?
Mas são também as carreiras congeladas por via da avaliação ( e não só): e vivam os titulares!, que os outros (com mais habilitação de base, mais experiência dentro da escola, mais...mais...)não tinham os 18 anos de serviço para poder concorrer e agora, vão-se ver aflitos para lá chegar!
Mais, caminhamos para a Municipalização da Educação e, por essa via, para a politização da Direcção da Escola! BONITO!
AH! Obviamente, já li (e várias vezes)o CPA ... não se sinta só nessa ingrata missão de ir compilando os erros de quem de ensino não superior pouco ou nada percebe, mas que de economia e gestão do tipo empresarial...!!!!

Ricardo Montes 27 de janeiro de 2008 às 21:53  

É verdade... É algo fácil de constatar! Embora não frequente várias salas de professores, tenho amigos meus, em outras escolas, que me relatam exactamente o que coloquei. Quanto à passagem para as autarquias daquilo que hoje é responsabilidade do ME, acredito que será apenas uma questão de tempo. E não me parece que seja algo bom, pois dentro da administração local a "corrupção" será mais permeável e os "jobs for the boys" poderão ser uma realidade.

Quanto aos titulares: acho que a maior parte deles, já devem ter alcançado o imenso trabalho a que vão ser sujeitos... E que até aqui não estavam habituados. Um autêntico "pau de dois bicos"!

E ainda bem que não sou o único "freak" legislativo... Eh eh eh.

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP