Hipocrisia...

E porquê a escolha deste tema para o post?! Simples... Sinto-me cada vez mais rodeado de seres humanos hipócritas. Verdadeiros actores, digo eu. São pessoas que "exalam" um falso sorriso (normalmente acompanhado de um odor fétido a "esgoto" psicológico), uma falsa atitude de preocupação (com as mesmas questões a repetirem-se durante semanas ou meses) e que tentam camuflar a hipocrisia com "falinhas mansas".
Na verdade, começo já a ganhar alguma imunidade (após um perído inicial de grande alergia) a este tipo de seres e à medida que os tempos vão passando, posso afirmar que após um mês já os consigo identificar. Claro que essa identificação é relativa, pois alguns são uns verdadeiros "filhos da..." hipocrisia. E aí o engano poderá prolongar-se por mais uns tempos.
É vê-los e ouvi-los a afirmar algo à frente de alguém e nem 10 minutos depois, a afirmar exactamente o contrário à frente de outra pessoa. Deve ser muito cansativo! E parto do princípio que terão de ter uma "grande" memória para não se confundirem... Quase dá vontade de os gravar com a câmara de vídeo do telemóvel e mostrar aos colegas. Acho que ia dar um serão bem passado. Estou a ponderar seriamente sobre este assunto. Mas seria claramente radical!
Como não me considero um radical (livre, pelo menos...), existem outros mecanismos para lidar com estes indivíduos, que poderão passar por:
(a) ignorar;
(b) sorrir;
(c) ironizar;
(d) confrontar.
Normalmente utilizo um mistura de (c) com (d). E é vê-los a suar que nem uns verdadeiros "porcos" e com um sorriso amarelo com receio que alguém se aperceba do que raios eu estou a falar. É basicamente muito divertido... Aconselho a que "ganhem" coragem e o façam. Vão ver que ao final de alguns meses, os hipócritas começam a ter mais cuidado. Pelo menos, vão ter o cuidado de não o fazerem à vossa frente ou com vocês.
Só espero que a hipocrisia resulte em hemorragia!
1 comentário(s):
Andas muito maquiavelico! Acho que a escola onde tu trabalhas deve estar a "ferver", com esses graxistas e fingidores... Espero que também la haja umas "damas" simpaticas, mesmo que sejam "totos", para te ajudar a esquecer essas "nuvens negras" que ai pairam, muchacho.
Don't worry, os cães ladram e a caravana passa...
PS. Gostei muito do Markl. Gosto sempre.
Enviar um comentário