tag:blogger.com,1999:blog-4544371171032748647.post5804467305426086459..comments2023-11-05T10:01:42.891+00:00Comments on Reflexos insanos: Quem é que tem razão?Unknownnoreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4544371171032748647.post-62069938364767841582013-04-18T20:10:50.036+01:002013-04-18T20:10:50.036+01:00OláOláRicardo Monteshttps://www.blogger.com/profile/05439201393583832770noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4544371171032748647.post-52579506900598873512010-07-10T14:49:41.500+01:002010-07-10T14:49:41.500+01:00Não se trata de filiações nem de militância. Há qu...Não se trata de filiações nem de militância. Há quem esteja a favor (a minoria) e há quem esteja contra (a maioria). Tal facto não deverá surpreender minimamente quem percebeu o que mudou na Lei e porque mudou. È preciso não esquecer que o acordo só foi conseguido a altas horas da manhã depois do núcleo duro dos sindicatos ser chamado ao local. Bem... na verdade alguns beneficiaram e outros não. Os mais novos foram os entalados e tudo para que quem não dá aulas ou quem se borrifou para estudar possa progrdir na carreira mesmo sem avaliação. É isso que a maioria percebe e não aceita. Há até que associe os mega agrupamentos ao que o acordo representa em termos de despesa. Um problema para Sócrates e outro para a Fenprof. Os pais, esses devem continuar a rir a bandeiras despregadas.<br /><br />PS: A conversa de que acabaram os titulares é uma conversa fiada, os titulares deixaram de ter a parte chata que consiste na observação de aulas. Os titulares só acabaram para os tais (os bons professores, lembram-se do paleio "se somos todos bons") progredirem na Carreira.aiai25deabrilsemprenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4544371171032748647.post-56389565586475400152010-04-25T20:09:19.819+01:002010-04-25T20:09:19.819+01:00Quando professores se encontram, inevitavelmente s...Quando professores se encontram, inevitavelmente surgem perguntas como: -Como é que vai a tua escola?” e todo o tipo de novidades e Ahs!. A este propósito e num desses diálogos verifiquei que numa escola em Cascais e fazendo o balanço do que ouvi -porque não consigo ficar calada e os Ahs! foram enormes- passo a explicar.<br />Um ano após a tomada de posse da nova Directora, um mundo novo a descobrir nas suas acções <br />1ª acção – remodelação do Gabinete da Direcção – a secretária da Directora está num “aquário” a meio da sala. Entre outras, uma novidade: uma funcionária administrativa instalada na antecâmara do Gabinete. Nas portas de acesso surgem dísticos como o que reza: “Não entrar sem se fazer anunciar!”<br />Este “pequeno” pormenor arquitectónico permitiu que os objectivos subliminares fossem alcançados: não se tratou apenas de criar melhores condições de trabalho para a equipa, revela-se o paradigma da hierarquização de poderes.<br />A postura directiva vai-se manifestando através de atitudes marcadas pela pesporrência anti-democrática (é feita tábua rasa de decisões aprovadas em Conselho Pedagógico); pela prática de mobbing (perseguição a uma professora “diferente” e “frágil”); pelos atropelos ao Regulamento Interno (realização de apenas um CP durante o 2º Período); pela falta de respeito generalizada (os Directores de Turma tomam conhecimento da suspensão dos seus alunos através das informações que são lidas às turmas); pela política de amiguismo e favorecimento (vide horários dos professores) etc., etc., etc..<br />O medo instalou-se. Na Sala dos Professores passou a ser “perigoso” manifestar opiniões. Há assuntos de que apenas se fala fora da escola e tem de se ter cuidado, espreitar por cima do ombro, pois “as paredes têm ouvidos”!<br />36 anos depois de Abril, a Escola-sede do Agrupamento lembra aos mais velhos a escola salazarista, em que iniciaram as suas carreiras (nesses tempos, pelo menos, sabia-se com o que se contava!). <br />As represálias são uma realidade.<br />O anonimato não é uma cobardia.<br />Denunciar é urgente! <br />Viva a Liberdade!Anonymousnoreply@blogger.com